A Mudança de Mentalidade Necessária Para o Empreendedor Digital

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como eu falei no último post, ser empreendedor já significa uma mudança total de mentalidade, ainda mais para o empreendedor digital. A simples decisão de escolher este caminho já vai te tornar uma pessoa diferenciada de muitas outras, que escolhem o caminho da simplicidade e da vida sem muito esforço. Na verdade existem as pessoas que estão na sua área de conforto e não querem sair nem fazer nenhuma mudança que vai interferir no seu dia a dia. Estão acomodadas e para elas está tudo bem assim, mesmo que seus empregos não sejam o de seus sonhos, elas temem mudar e tudo ficar pior do que está. Assim elas vão levando a vida e deixando o tempo passar, esperando que algum fato extraordinário aconteça, que um milagre chegue. Existem também pessoas que querem sair da zona de conforto justamente porque não estão tão confortáveis assim, mas procuram alguma oportunidade que vai fazer elas ganharem muito dinheiro facilmente e com pouco esforço. A estas pessoas eu não recomendo trabalhar na internet, pelo menos pelos caminhos naturais do empreendedorismo digital. E existem as pessoas que estão dispostas a correr todo o tipo de risco que este o negócio possa trazer e eu mesmo me encaixo neste grupo de pessoas. Mas veja bem, correr risco não significa se atirar de cabeça no negócio sem ter nenhum conhecimento, sem estudar, sem adquirir nenhuma competência para iniciar seu negócio digital. Fazer isto cegamente não é empreendedorismo, é burrice, com o perdão da palavra. É ser inconsequente e não medir as suas atitudes. Mas você sabe o que significa exatamente ser um empreendedor?

Vamos ver a definição que o dicionário nos dá:  “Indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Características comuns de um empreendedor: Capacidade de liderança, criativo, Responsável, Paixão na área em que atua, Visão de futuro, Persistência, Coragem para assumir riscos, Não desiste ao encontrar qualquer obstáculo, facilidade de expressão, entre outras.”

Esta é uma ótima definição e se você está muito no início, se busca entender melhor todo este processo de empreendedor digital e sobre ganhar dinheiro pela internet, repense bem estas características de um empreendedor, pois seu sucesso vai depender muito disto. Por isso mesmo é que bato tanto na tecla de mudar a mentalidade, pois este é o inicio básico e você não vai conseguir ter sucesso se não pensar exatamente assim. Se não estiver preparado, nos primeiros obstáculos você vai desistir e vai achar que isto não funciona e que perdeu todo o seu tempo com “bobagens de internet” como já vi algumas pessoas dizendo. A boa notícia é que eu estou aqui para te ajudar, para te auxiliar e te dar dicas que façam você evoluir.   O que você deve esperar de um empreendedor digital? Antes de você iniciar neste ramo, te aconselho a buscar muitas informações sobre marketing digital, como escolher um nicho de mercado, criar o seu público alvo(persona), como criar lista de e-mails e relacionar-se com ela, a criar e configurar um blog, a escrever conteúdos relevantes para cativar sua audiência, criar relacionamento nas redes sociais, não só no Facebook (o que seria óbvio), mas no YouTube, no Twitter, no Instagram, no Google Plus, no Linkedin e no Pinterest. Aí você vai perguntar: “preciso fazer tudo isto?” Calma, você vai ter que fazer tudo isto e muito mais, não falei tudo para não te assustar, mas para tudo vai ter um tempo de maturação. Algumas coisas são mais necessárias no início do que outras e sobre as redes sociais vai depender muito do nicho que você escolher, pois o seu público vai usar mais uma ou outra rede ou até todas elas. Para finalizar este artigo, deixo um vídeo para você refletir um pouco mais sobre este assunto: empreendedor digital Pense que tipo de vida você quer ter e principalmente que exemplo você quer deixar para os seus filhos. Não esqueça do livro que te recomendei anteriormente: Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki. Falo muito dele porque foi o livro que mudou a minha visão sobre empreendedorismo. Vou fazer um artigo especialmente sobre ele mais adiante.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *