Facebook Ads – Descubra Como Anunciar no Facebook

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você está procurando descobrir como anunciar no Facebook ads e não sabe nada a respeito disso, este artigo é para você. Se você é um iniciante em Facebook ads, então aqui vou te explicar como funciona e porque você deve investir em anúncios no Facebook.

Este artigo NÃO é para usuários avançados, pois vamos tratar apenas de conceitos iniciais.

Qualquer que seja o tipo de negócio que você tiver, seja um negócio físico ou digital, você precisa trazer clientes para o seu negócio, senão ele não sobrevive, certo?

São os clientes que fazem o seu negócio prosperar e não a sua empresa em si. Mesmo com toda a estrutura organizacional que você tiver, se os clientes não te acharem para comprar o que você vende, sua empresa não vai crescer.

Imagina uma empresa como a Coca-Cola, gigante e poderosa. Se seus consumidores decidirem comprar de outra empresa, ela deixa de existir em pouco tempo, não importa o tamanho.

Em última instância o cliente é o seu chefe e pode demiti-lo a qualquer momento.

Por isso que se diz que o cliente é Rei, mas isto é muito no discurso, na prática poucos tratam o cliente com o devido respeito. Você é consumidor de outras empresas e sabe do que estou falando.

Então nos dias de hoje, com a concorrência cada vez mais acirrada, tratar bem e se relacionar com o seu cliente deve ser a chave para o sucesso, certo?

Mas como fazer isto corretamente e de maneira eficaz?

Como fazer o seu cliente chegar até a sua loja, seu escritório ou seu site?

Como investir em marketing sem ter enormes orçamentos?

Este é um dilema que todo empresário e empreendedor deve passar, afinal investir em mídia para uma grande empresa é fácil. Eles tem altos orçamentos e uma equipe especializada com os melhores profissionais na área.

Para um pequeno empresário e situação é totalmente diferente.

Ele precisa ser assertivo e saber aonde colocar o seu investimento para que lhe traga os melhores resultados.

Felizmente foi-se o tempo em que somente as grandes empresas conseguiam anunciar em grandes mídias e as pequenas tinham que se contentar apenas com jornais de bairro, folders e panfletos.

Com o crescimento da internet cada vez mais acelerado, ocorreu a democratização das mídias sociais, surgindo oportunidades para que as pequenas empresas pudessem entrar no jogo também.

Mesmo assim, para conseguir bons resultados é preciso estudar bem, criar uma boa estratégia e colocar logo em prática.

Bom, agora que você já entendeu a importância do cliente e como pode trazer ele para o seu negócio, vamos ao que interessa.

 

Porque Anunciar no Facebook?

facebook-marketing

Esta é uma pergunta que ouço com muita frequência.

Afinal hoje temos tantas opções que a pessoa que está iniciando no mundo de marketing digital ou buscando soluções para divulgar sua empresa fica completamente perdida.

No início eu também fiquei assim, mas à medida que fui estudando e aprendendo mais sobre o assunto as coisas foram ficando mais claras.

Cada empresa geradora de tráfego, em inglês conhecidas como Advertising,  tem uma particularidade bem diferente, afinal a disputa entre elas é enorme na busca por anunciantes e se você ainda não sabe, este é um mercado bilionário e o Brasil tem assumido a ponta do crescimento em números de anunciantes.

Então anunciar no Facebook, Google, Instagram, Twiter,  YouTube, Taboola, Outbrain e em outras mídias são coisas totalmente diferentes.

Neste artigo vamos focar apenas no Facebook. Em breve vou escrever artigos para as outras mídias também, este é o primeiro.

Vamos começar pelo Facebook por duas razões muito simples:

  1. É onde você pode segmentar melhor os seus anúncios para atingir os seus clientes certos, seja aonde quer que eles estiverem;
  2. Você pode começar com um baixo orçamento e mesmo assim conseguir trazer clientes qualificados para o seu negócio.

 

Você precisa entender que tráfego também não é tudo, mesmo nos negócios digitais.

Se você tem uma loja virtual, um blog, um site de serviços ou institucional, de nada adianta você trazer visitantes até o seu site se eles entram e saem rapidamente, sem nem ao menos ler o que você tem a oferecer.

E saiba que isto é realmente muito comum na internet. Um visitante permanece muito pouco tempo no seu site e você tem apenas 8 segundos para convencê-lo a continuar lendo o seu conteúdo.

Aí você começa a perceber que só trazer tráfego para o seu site não vai resolver todos os seus problemas, até porque existem fontes de tráfego muito baratas que com pouco investimento você consegue uma avalanche de visitantes, mas e a conversão? Bom aí a história é outra…

Por isso o Facebook marketing é a melhor opção para você começar a aprender a trabalhar com anúncios.

Com o tempo você vai pegando o jeito e pode partir para outras plataformas como o Google por exemplo, que é excelente, mas depende de qual ramo sua empresa atua o custo pode ser bem maior e o investimento inicial também.

Por hora você só precisa saber que o tráfego vindo do Facebook e do Google são totalmente diferentes.

No Google o seu cliente está mais quente, mais propicio a compra da solução que você tem a oferecer, enquanto que no Facebook você precisa trabalhar mais o seu cliente, oferecer mais conteúdo, educar mais ele acerca do seu produto ou serviço.

Eu te diria que estas duas plataformas são complementares e você precisa estar presente em ambas, mas um passo de cada vez.

Como Anunciar no Facebook Ads?

facebook-ads

 

Agora chegamos ao ponto que interessa.

Vou tentar tornar este artigo o mais fácil de compreender possível e com o tempo vou revisando de acordo com o Feedback dos leitores.

Mas tenha em mente que este processo de criar anúncios muda a todo instante, então dependendo de quando você estiver lendo este artigo, pode estar desatualizado.

Por isto mesmo vou manter atualizado, mas não sei se com a mesma velocidade de mudanças.

Com o tempo você vai entender do que estou falando, porque vai precisar sempre estar se atualizando com a ferramenta e principalmente com as regras de anúncios do Facebook.

 

Passo #1 – Crie sua conta de anunciante

 

Para criar os seus primeiros anúncios no Facebook você precisa primeiro criar uma conta de anunciante.

Uma conta de anunciante sempre está vinculada à uma conta pessoal.

Você pode usar sua própria conta que já vem usando no Facebook ou criar uma conta nova, apenas para este fim.

Existem duas formas de você anunciar:

  1. Usando seu gerenciador de anúncios pessoal
  2. Usando o Facebook Business

Depende do seu perfil de anunciante você pode usar uma ou outra.

Se for fazer poucos anúncios, investir pouco e seu nicho de atuação não for de muito risco para o Facebook, pode fazer na sua conta pessoal mesmo. Do contrário sugiro que você crie direto uma conta business.

Mas como assim, nicho de risco?

Vou te falar sobre isto daqui a pouco, para não perdermos o foco. Ainda estamos apenas configurando sua conta de anúncios.

Para criar a conta business, você pode clicar aqui.

Como o objetivo aqui não é um tutorial, a Camila Porto, uma especialista em Facebook Marketing pode te ensinar a criar esta conta. 

Veja o vídeo abaixo

 

 

Feito este primeiro passo, você já pode criar o seu primeiro anúncio.

Aqui você tem 2 caminhos a seguir:

  1. Usando o Gerenciador de Anúncios
  2. Usando o Power Editor

O Power Editor é uma opção mais avançada, com mais recursos e onde você pode criar anúncios diferenciados e em maior escala, bastando duplicar o que está dando certo e pausar o que não funcionou.

Para quem está começando, os primeiros anúncios você pode criar pelo gerenciador mesmo, que é mais limitado, mas mais prático. Depois que pegar o jeito com a ferramenta você migra para o Power Editor.

 

Passo #2: Escolha seu objetivo

 

Neste caso as duas telas, tanto do Gerenciador de Anúncios como do Power Editor são muito semelhantes.

Objetivos de Anuncios Facebook

Não vou detalhar cada item deste passo porque este artigo ficaria muito extenso. Até aqui já temos mais de 1300 palavras e ainda temos muito caminho a percorrer.

O objetivo aqui não é um tutorial completo, mas uma boa base para você conseguir criar os seus primeiros anúncios.

Basta te dizer que os mais usados são:

  1. Enviar pessoas para seu o site: se você quer apenas trazer visitantes para o seu site, use este objetivo, sem se preocupar se vão converter ou não.
  2. Aumentar conversões no seu site: se você pretende vender ou criar uma lista de leads, este é o melhor objetivo, mas você vai precisar instalar um pixel de conversão na sua página de obrigado, para que o Facebook consiga otimizar o seu anúncio para este tipo de visitante.
  3. Promover sua página: Se você quer ter mais curtidas na sua Fan Page, use este objetivo. Você vai conseguir aumentar a legião de fãs muito rapidamente. Porém ter muitos fãs não quer dizer fechar negócios e mesmo você tento milhares de fãs na sua página, quando for criar um novo post, nem todos os seus fãs vão receber ele. Na prática hoje menos de 5% da sua base de fãs recebem suas novas postagens.
  4. Alcançar pessoas próximas à sua empresa: Se você tem uma empresa local e quer divulgar o seu negócio, esta é a melhor opção. Traga clientes para a sua loja, restaurante, cafeteria, ferragem, livraria, boutique ou qualquer outro negócio através deste objetivo.

 

Passo #3: Escolha seu público

 

Facebook Ads - Audience Insights

 

É nesta parte que acontece a mágica realmente e o grande diferencial do Facebook em relação às outras plataformas.

Você pode segmentar seu anúncio por demografia, por interesse, por idioma, por nível educacional e por status de relacionamento.

  1. Demografia: você pode selecionar exatamente a região que quer que seu anúncio apareça, por país, por estado, por cidade e em alguns casos até por CEP. Você também pode escolher se quer anunciar para homens, para mulheres ou ambos. Pode escolher qualquer faixa de idade, de 18 até acima de 65 anos. Até aqui não tem muita diferença, pois em outras plataformas isto também é possível.
  2. Interesse: O diferencial está aqui e é onde você vai conseguir atingir em cheio o seu futuro cliente. Por ser extremamente poderoso, o Facebook tem uma ferramenta à parte que se chama Audience Insights, que você cria um público baseado nos interesses dele, no que ele curte, no que ele ouve, em quais programas de televisão ele assiste, em quais revistas, jornais e livros ele lê, entre outras coisas.
  3. Idioma: Você pode direcionar o seu anúncio para todas as pessoas que falam português do Brasil no mundo todo, por exemplo.
  4. Nível Educacional: Escolha se seu cliente tem formação superior, nível básico ou pós-graduação.
  5. Status de Relacionamento: Seu cliente é solteiro, casado, em relacionamento sério ou noivo. Imagina se você tem uma floricultura e cria um anúncio oferecendo flores a um homem que acabou de ficar noivo ou se casar. Pode despertar o lado romântico dele e vender flores para entregar à sua noiva ou esposa, justamente porque o seu anúncio apareceu no momento certo da vida dele.
  6. Pais: Você ainda pode segmentar para pais que tenham crianças de 0 a 3 anos, de 4 a 12 anos, de 13 a 15 anos, de 16 a 19 anos e também futuros pais. Imagina o poder desta segmentação se você vende ou trabalha com produtos para crianças. Facebook Ads
  7. Cargo: Escolha qual cargo ou tipo de ocupação seu cliente tem, entre várias opções. Você trabalha com produtos ou serviços voltados à alta gerência de uma empresa? Esta é a segmentação que você precisa.Facebook Ads

 

 

 

Passo #4: Posicionamento

 

Escolha se você quer que seu anúncio apareça no Feed de notícias Desktop, no Feed de notícias Mobile, na Coluna Lateral ou até no Instagram, já que o Facebook é dono e você pode anunciar direto por aqui.

 

Passo #5: Orçamento e Programação

 

Aqui você escolhe quanto quer investir por dia e quando quer que seu anúncio apareça. Pode escolher data de início e término da campanha, o horário e valor diário ou por campanha.

Passo #6: Anúncio

Facebook Ads

 

Aqui é onde você vai ter que desenvolver mais habilidades ao longo do tempo. É onde você vai colocar o texto, o título, a imagem e vai chamar o seu cliente para alguma ação, seja ver um vídeo, cadastrar-se na sua lista ou comprar algum produto.

Vai escolher para onde quer enviar seu cliente e qual página quer promover.

 

Feito tudo isto você vai enviar a sua primeira campanha para aprovação e esperar o Facebook revisar e aprovar o seu anúncio.

 

Viu como não é tão complicado assim?

Não se preocupe que isto você irá aprender com o tempo e posso te indicar o caminho que percorri até que meus anúncios começassem a dar resultados.

Tenha em mente que não existe uma fórmula mágica, uma receita de bolo como muitos procuram.

Durante o tempo que eu andei atrás desta fórmula, da receita, perdi muito tempo e dinheiro até começar a fazer os cursos certos e colocar a mão na massa para praticar e testar.

Sim… quanto mais eu aprendia, mais queria buscar informações, só que nunca colocava nada em prática.

Isto só mudou quando eu comecei a fazer e testar, ou seja, colocar a mão na massa.

Hoje vejo que este deve ser o maior problema dos empreendedores para conseguirem ter resultados, colocar o time em campo e praticar o que aprendeu.

Foi por isto também que fiz este artigo, para te ajudar a dar os primeiros passos. Simples, mas funcionais.

Você cria o primeiro anúncio, tem algum resultado, nem que seja negativo, mas tem.

Você agiu… teve atitude.

Não pense que você vai acertar logo de cara.

Com ninguém acontece isto… os grandes experts de hoje já erraram muito no início e foram aprendendo com seus erros e se aperfeiçoando.

Ninguém nasce sabendo e você também vai ter que percorrer este caminho se quiser ter algum sucesso.

Não quer passar por tudo isto?

Bom aí você tem 3 caminhos:

  1. Não fazer nada e desistir. Tentar fazer outra coisa, porque acha que isto não é para você;
  2. Contratar uma agência para criar e gerenciar suas campanhas e esperar que eles tenham um bom conhecimento e que sua companha seja lucrativa;
  3. Percorrer todo este caminho que falei até agora. Você vai errar, vai ter que perder algum dinheiro até que tenha bons resultados e vai ter que investir tempo e dinheiro para fazer bons cursos específicos sobre Facebook Ads.

 

Qualquer dos caminhos que você decida seguir, saiba que você está certo e te desejo toda a sorte e sucesso nos teus negócios.

No que depender de mim, posso te indicar alguns bons cursos que fiz e que me ajudaram a conseguir ter os primeiros resultados.

Existem dois profissionais que me ajudaram muito neste caminho: Felipe Moreira e a Camila Porto. Cada um deles tem focos em públicos e cursos diferentes.

Se isto te interessar, cadastre-se na minha lista de notificações e e-mails que vou poder te explicar melhor, entender as suas reais necessidades e te dar a indicação certa.

Além de podermos ter um contato mais próximo e eu poder te manter sempre atualizado com novos artigos que eu publicar aqui ou em outros blogs.

Então, se quer entrar para a minha lista agora, clique no botão abaixo.

 

                                      [button_1 text=”Eu%20Quero%20Ser%20um%20Empreendedor%20de%20Resultados” text_size=”32″ text_color=”#000000″ text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#ffff00″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”30″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#ffff00″ styling_gradient_end_color=”#ffa035″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffff00″ inset_shadow_opacity=”50″ align=”center” new_window=”Y”/]

 

 

E não esqueça de deixar um comentário logo abaixo.

Gostaria de saber o que você achou deste artigo e se ele foi de alguma forma útil para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *